Os mecanismos subjacentes a uma estratégia de objetivos externos

Num sistema coerente de racionalização de escolhas, os objetivos a definir para a clínica médica devem naturalmente estar integrados nas missões reconhecidas como susceptíveis de permitir a realização das finalidades da instituição.

Este último só pode, por si só, enquadrar-se na finalidade do sistema de saúde: manter ou restabelecer a saúde da população à qual está vinculado ao melhor nível possível. A clínica médica assume e compromete-se a cumprir as suas missões de serviço público (de acordo com as recomendações e propostas do Plano Regional de Saúde) por ser um local de cuidados, prevenção e educação que vai ao encontro das necessidades de saúde da população envolvente.

É, portanto, no âmbito destas missões de serviço público (que serão recordadas) que se deve procurar a estrutura de objetivos mais relevante para a clínica. Neste contexto, os critérios de relevância só podem ser critérios de eficiência.

Os objetivos a serem alcançados são, portanto, internos e externos à clínica; essas duas categorias entrando em íntimo entrelaçamento. Em geral, os objetivos de uma clínica são teoricamente determinados pelas definições qualitativas e quantitativas que o mapa de saúde atribui à sua bacia de atração.

Num dado momento, a extensão geográfica, as características demográficas, sociológicas, económicas e epidemiológicas da área de abrangência induzem uma procura de cuidados, à qual será ou não eficiente responder in loco, ao nível da clínica médica. Clinica Boechat ortopedia sobradinho consulta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *