Sucesso de público no ano passado, o Valongo Festival Internacional da Imagem será realizado entre 4 e 8 de outubro. Mas antes disso, a expectativa é que a Cidade comece a entrar no clima do evento a partir de abril, quando está prevista a abertura de um centro cultural na Rua Tuiuti, Valongo.

“Nossa intenção é que todo o mês tenhamos palestras, workshops, exposições e eventos para a comunidade aproveitar ao máximo este espaço”, declarou Thamyres Viegas Matarozzi, diretora do festival. Uma das novidades do centro cultural será um espaço de contemplação (foto), o Porto de Vista Valongo.

“Vamos definir alguns horários, para o público subir, admirar e fotografar a vista do Porto de Santos. A ideia é que este seja o primeiro de outros locais aqui no Centro, onde se possa ter uma visão panorâmica do movimento da Cidade”, contou Iatã Canabrava, diretor do Valongo Festival. Os museus Pelé e do Café também podem se tonar mirantes, assim como prédios comerciais da região.

O festival

Ocupando diversos espaço do Centro Histórico, o Valongo Festival Internacional da Imagem reuniu, em 2016, público estimado em quatro mil pessoas, que participaram de workshops, oficinas e palestras com grandes nomes da fotografia, como Bob Wolfenson, Araquém Alcântara e Jordi Burch.

Quem passou pelo Museu Pelé, Casa de Frontaria Azulejada, Cadeia Velha e Teatro Guarany pôde conferir também exposições fotográficas e áudio-visuais, festas e, ainda, aproveitar para fazer ampliações de fotos gratuitamente.