Outra característica de Santos é a vocação turística, baseada em suas belezas naturais, históricas e arquitetônicas. Principal balneário de São Paulo, é destino de cerca de 5 milhões de turistas durante o verão.

O principal cartão postal do município são os 7 km de praia. O Livro dos Recordes aponta os jardins da orla de Santos como o maior jardim de praia em extensão no mundo.turismo

Em 2014, foi entregue o Museu Pelé, equipamento único em seu conteúdo e que preserva o acervo do maior atleta de futebol de todos os tempos. Outros equipamentos turísticos na Cidade complementam os atrativos: Memorial das Conquistas do Santos FC, Aquário, Orquidário, entre outros.

Nos últimos anos, a Cidade obteve um novo título: capital dos navios de cruzeiros. Por ano, mais de 1 milhão de passageiros passam pelo terminal portuário no município, com mais de 270 atracações de navios entre dezembro e abril.

Santos também registra um ambiente propício e de estímulo ao turismo de negócios e eventos. Além de centro de convenções e ampla rede hoteleira, uma série de atrativos fomentam o desenvolvimento desta atividade.

O Centro histórico concentra as belezas arquitetônicas do período de desenvolvimento áureo do café, com equipamentos restaurados como a Bolsa Oficial do Café, a Estação do Valongo e o Palácio José Bonifácio, reunidos em trajeto que pode ser feito por meio de bonde.