A TUmobgrafia (TUmob) é um movimento criado em Santos, Litoral de São Paulo, pelos fotógrafos André Luiz Saleeby e Tom Leal, e o jornalista Maurício Businari, com a finalidade de promover a fotografia produzida em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e estimular a criatividade e novos olhares sobre fatos, cenas e objetos do cotidiano. O grupo público, criado no Facebook em julho de 2016, já conta com mais de 9 mil membros ativos, comprovando sua disseminação e importância como ferramenta de democratização da fotografia profissional e amadora.

Todos os dias, Saleeby e Leal selecionam, entre as dezenas de imagens postadas, a “Foto do Dia”, que é repostada com uma edição gráfica especial, divulgando o nome do autor, o local da foto e o aparelho utilizado. Além disso, o trio elabora ações fotográficas e desafios que estimulam os participantes.

Sua primeira exposição coletiva, #pelobairrovalongo, estreou em outubro de 2016 na programação da Estação MObgraphia, em um antigo casarão tombado na região central de Santos, durante o Festival Internacional da Imagem do Valongo, sendo transferida posteriormente para o Museu Pelé. “Além de ter sido a primeira mostra de fotografia mobile produzida no Litoral Paulista, #pelobairrovalongo contou com recursos multimídia e interatividade digital”” explica Maurício Businari. A convite da Secretaria de Turismo da cidade, a exposição permaneceu no Museu Pelé até o final de janeiro de 2017.

“A versatilidade da fotografia mobile torna-se evidente quando vemos postadas, em nosso grupo no Facebook, imagens de excelente qualidade, capturadas não somente por fotógrafos profissionais, mas também por pessoas de profissões diversas; idades, gêneros e etnias diferentes”, explica André Luiz Saleeby. “Cada uma delas com um registro muito particular, uma sensibilidade distinta. E é gratificante perceber o quanto elas desejam aprimorar e desenvolver novas ideias fotográficas ao longo dos meses, por conta da troca de experiências e informações que promovemos”.

Na visão de Tom Leal, a Fotografia vive um momento muito especial com a democratização do acesso à produção. “Antes dos celulares, a fotografia ficava muito restrita aos usuários das máquinas fotográficas, mais caras e menos populares. Hoje, não. Podemos encontrar médicos, arquitetos, advogados, estudantes, donas-de-casa com vocação e talento para a fotografia. E muito desejo de se aprimorar”.

Exposição em Santos e parceria com a Codesp

Em fevereiro de 2017, a TUmobgrafia iniciou uma ação fotográfica em comemoração aos 125 anos do Porto de Santos. A ação #TUportocidade. Em abril, graças a uma parceria com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), realizamos um treinamento com os funcionários da companhia e assim tivemos a oportunidade de incluir, entre as 125 fotos selecionadas, imagens “internas” do Porto de Santos, capturadas por funcionários e colaboradores.

Os cliques, de autoria de 109 fotógrafos profissionais e amadores, foram reunidas em um vídeo especial, que foi projetado diariamente, de forma contínua, na Sala Amarela do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), durante a quarta edição do Festival Latino Americano de Mobgrafias (FLAMOB 2017). É a TUmobgrafia levando imagens relacionadas ao maior porto da América Latina para um dos mais importantes museus latino-americanos do audiovisual.

Concluída a apresentação no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), em meados de maio, a TUmobgrafia irá transformar o vídeo com as 125 fotos em uma exposição física a ser realizada na cidade de Santos, de 05 a , com a impressão das imagens e a criação de uma expografia exclusiva, com recursos de interatividade. As fotos irão fazer parte do acervo da Codesp.

Santos Café Festival e Santos Jazz Festival

A TUmobgrafia integra também a programação do ‘Festival Santos Café 2017’ com a ação ‘#TunoCurtaCafé’. Para participar basta produzir fotos ou vídeos, de até dois minutos, com seu celular, com o tema ‘Café’, e postar no grupo (www.facebook.com/groups/tumobgrafia) com a hashtag da ação. A iniciativa é uma parceria entre a TUmobgrafia e as secretarias de Turismo e Cultura de Santos, além do Escritório de Inovação Econômica da Secretaria de Governo do município.

As imagens serão reproduzidas durante o Festival, que ocorre nos dias 7 e 9 de julho, no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, no Valongo). Outras informações na página http://www.facebook.com/TUmobgrafia ou no site http://www.santoscidadecriativa.com.br .

A TUmobgrafia também foi convidada a participar do Santos Jazz Festival 2017, que acontece no final de julho. A ação fotográfica ainda não teve início, mas será baseada na comemoração do centenário de Ella Fitzgerald.

CONTATO:

MAURÍCIO BUSINARI
13 99150-2326
businari@gmail.com