Santos vai se candidatar para receber em 2020 o encontro anual da Rede de Cidades Criativas, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Desde 2015, o Munícipio integra a rede (UCCN, na sigla em inglês) para a área de cinema (única cidade das Américas). Hoje, a UCCN reúne 116 cidades de 54 países que trabalham para colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais e cooperar ativamente por meio de parcerias em nível internacional.

No encontro de 2017, realizado em junho em Enghien les Bains (França), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa comunicou à diretoria da Unesco que Santos quer receber o encontro de 2020, fato que seria inédito, já que o evento nunca veio para as Américas ou Caribe.

Conforme as regras para o encontro, a candidatura deve ser apresentada oficialmente até abril do ano que vem. A votação para a escolha ocorrerá entre julho e setembro e a divulgação da vencedora, em outubro.

A eventual vinda da reunião para Santos renderá benefícios ao turismo, atração de atenção internacional para a Cidade, seus projetos, empreendimentos etc., oportunidades de intercâmbio e troca de experiências com representantes de outras culturas, divulgação de iniciativas e negócios locais e possibilidade de estabelecer novas parcerias entre as cidades criativas e o Município.

“Será uma oportunidade de movimentar o comércio local, mostrar o potencial do Brasil e o trabalho desenvolvido no Município, transformando Santos na Capital Mundial das Cidades Criativas”, declarou o prefeito.