santos-do-futuroJá sabemos que a criançada hoje em dia é super ligada em tecnologia, não é mesmo? Então por que não juntar isso com desenvolvimento educacional e empreendedorismo? Pois estes são os objetivos do Programa Santos do Futuro, realizado em parceria entre o Parque Tecnológico e as secretarias de Educação e de Governo, para despertar o espírito empreendedor e contribuir com a formação das futuras gerações. O conteúdo dos módulos vai preparar os alunos para fomentar a inovação, a tecnologia e a cultura empreendedora.

As atividades ocorrem em um ambiente totalmente renovado e com uso da tecnologia. Para isso, seis salas foram adaptadas e recebem as pequenas turmas para o aprendizado. Os alunos participam de atividades complementares ao ensino fundamental com jogos estratégicos, robótica, linguagem de programação, educação financeira e empreendedorismo.

O Prefeito Paulo Alexandre Barbosa acompanhou as aulas, nesta terça-feira (27), e destacou a importância de estimular a educação de forma empreendedora. “Esse é o formato da educação que queremos implantar em todas as escolas da rede municipal, unindo tecnologia de ponta, voltada para a nova geração de crianças que já utilizam celulares e internet, com o ensino do empreendedorismo, fundamental para o mercado de trabalho”.

As aulas acontecem no ambiente do Parque Tecnológico, permitindo desenvolver a inovação tecnológica com a educação da escola pública. Hoje, as aulas são realizadas no quarto andar do Colégio Santista e beneficiam diretamente 1,5 mil alunos do ensino fundamental das escolas Avelino da Paz Vieira e Colégio Santista.

Segundo a chefe da seção Núcleo Tecnológico Educacional, Adriana Praxedes, esta é uma ótima oportunidade para levar aos alunos temas de grande importância para toda a vida. “Estamos trabalhando com os jovens assuntos que serão fundamentais para o futuro deles, saindo das profissões tradicionais de engenheiros e professores. O conhecimento apresentado aqui pode ser aplicado em outras áreas, no dia a dia”, destaca.