Criada pela Prefeitura, em outubro de 2007, a Santos Film Commission atua como agente facilitador para as produções audiovisuais realizadas na cidade. Oferece suporte técnico na busca de locações com produtores especializados, agiliza as negociações de serviços para obter melhores custos, além de disponibilizar bancos de dados com profissionais de diversos segmentos e escritório para as equipes de produção.

Um dos principais objetivos da Santos Film Commission é de fomentar a realização de obras audiovisuais no município, como longas e curtas-metragens, novelas, séries, documentários, filmes publicitários, sessões fotográficas, vídeo clipes e lançamentos de filmes.

Com suas inúmeras riquezas naturais, centro histórico revitalizado, construções com mais de um século, morros, mangues, cachoeiras, praias, porto, Santos representa o cenário ideal para a realização de grandes produções (veja “Locações”).

A 45 minutos de São Paulo, Santos possui uma excelente infra-estrutura para receber equipes de produção, com rede de hotelaria, restaurantes, casting, locadoras de equipamentos e veículos, profissionais especializados, entre outros serviços.

A Prefeitura, ao criar a Santos Film Commission, conseguiu reforçar a vocação da cidade de se tornar um verdadeiro set de filmagens. Prova disso, é o grande número de produções desenvolvidas no município, entre elas, as minisséries JK e Um Só Coração, as novelas Terra Nostra, Sassaricando e Ciranda de Pedra, os longas-metragens Querô, Plastic City e Reflexões de liquidificador, além de diversos curtas-metragens e inúmeras campanhas publicitárias.