Ainda este mês, os críticos de cinema Marcelo Pestana e Carlos Cirne apresentam mais dois ganhadores do Oscar de Melhor Filme, no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) – (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). A primeira produção é Rebecca , A Mulher Inesquecível, que terá sessão no dia 19, às 18h30. Já no dia 26, também às 18h30, é a vez do longa-metragem Operação França. A entrada é gratuita.

Com direção de Alfred Hitchcock, Rebecca, A Mulher Inesquecível foi indicado às estatuetas de melhor ator (Laurence Olivier), atriz (Joan Fontaine), atriz-coadjuvante (Judith Anderson), diretor, roteiro, direção de arte, montagem, efeitos especiais e trilha sonora, faturando os prêmios de melhor fotografia e melhor filme, na cerimônia de1941.

A trama traz uma jovem e tímida dama de companhia (Joan Fontaine), que durante um passeio por Monte Carlo ao lado de sua patroa, conhece o riquíssimo nobre inglês Maxim De Winter (Laurence Olivier). Os dois se apaixonam, casam e retornam à enorme mansão de Max, que ainda está perturbado com a morte de Rebecca, sua primeira esposa, falecida no ano anterior.

A segunda Sra. De Winter bate de frente com a governanta da casa, a misteriosa Sra. Danvers (Judith Anderson), e descobre que Rebecca ainda detém uma estranha influência sobre todos na mansão. Atormentada pela memória de Rebecca, a moça vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos e terá que lutar contra a loucura.