Já imaginou fazer um minijardim de suculentas em uma rolha? Ou aproveitar caixa de leite, potinho de iogurte ou embalagens de produtos de limpeza para fazer uma horta?

Foi o que os participantes da palestra e oficina Reúso Consciente aprenderam nesta terça-feira (26) no Jardim Botânico Chico Mendes, Zona Noroeste.

A atividade integrou a programação comemorativa pelo 23º aniversário do parque, que segue até sábado (30) com diversas atividades ambientais gratuitas (confira a programação aqui e também no Facebook do parque).

Sob orientações do facilitador Victor Nagib, o grupo plantou sementes de verduras, como rúcula, salsa e alface, e ainda mudas de plantas ornamentais. “Gosto dessa área de sustentabilidade”, disse o autônomo Denilson dos Santos Júnior, 24 anos, do Castelo, um dos participantes.

Moradora do mesmo bairro, Matilde Barbosa, 80, aproveitou para tirar dúvidas sobre o cultivo. “Tenho muitas mudas em vasos e gostei dessas dicas de aproveitar embalagens”.

A chefe da Educação Socioambiental do Botânico, Carla de Andrade Paschoal, destacou a reutilização de materiais e o contato com o meio ambiente. “O objetivo é resgatar nos participantes o que somos, afinal, somos natureza. E promover a conscientização ambiental na reutilização e reciclagem de materiais, na destinação correta e também despertar a economia criativa, pois as pessoas podem transformar esses materiais em vasos e comercializá-los”.