Em 2014, Batman completou 75 anos. Ao longo de sua trajetória, ganhou diversas versões conforme o mundo se transformava. Tem sido, sempre, um reflexo de sua época. Em 2016, estreará Batman V. Superman: A Origem da Justiça, com Ben Affleck no papel do homem-morcego. A expectativa é grande para saber como será essa versão do herói.

Tendo em vista tudo isso e o sucesso da oficina História dos quadrinhos no cinema, de 2012, é que o Sesc Santos e o jornalista e crítico André Azenha retomam a parceria e realizam, em 4 e 5 de julho, sábado e domingo, sempre das 15h30 às 18h30, na sala 2 do Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136), a oficina Batman no cinema.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no LabLivreSantos do Sesc ou pelo email . Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3278-9800.

Ao longo das seis horas divididas em dois encontros, serão retratadas todas as adaptações do personagem, dos quadrinhos para o cinema. Partindo de um filme mudo chamado The Bat lançado antes mesmo da criação do herói, dos seriados dos anos 40, passando pelo filme de 1966, a quadrilogia entre 1989 e 1997 e a trilogia de Christopher Nolan, além de refletir o futuro de Batman nas telonas, com o astro Bem Affleck no papel.

Também serão abordados brevemente adaptações do personagem para longas de animação e os chamados fan films, como Batman Dead End, um curta que é considerado frequentemente uma das melhores versões em carne e osso do Cavaleiro das Trevas. Serão exibidas cenas desses filmes traçando comparações com os quadrinhos. Além disso tudo, Azenha levará suas coleções de filmes e quadrinhos do Batman para exposição.

André Azenha

André Azenha é jornalista, crítico de cinema, editor dos sites CineZen Cultural e CulturalMente Santista. Blogueiro de cinema do portal G1, é também idealizador da Mostra Cine Brasil Cidadania e do Nerd Cine Fest Santos. Já escreveu sobre cinema para veículos como revista Época São Paulo, Pipoca Moderna, Gazeta de Alagoas, Jornal da Orla, Gazeta de Limeira, entre outros. Trabalhou com o crítico Rubens Ewald Filho entre 2008 e 2009. Ministra oficinas e cursos voltados a cinema e comunicação, como o curso livre Introdução à História, Teoria e Crítica de Cinema, na Open House Idiomas. Realiza o projeto Cine Comunidade pela Secretaria de Cultura de Santos. É fã de quadrinhos. Prepara um livro sobre as histórias do Batman e do Superman nos cinemas, que deve ser lançado em 2016, aproveitando a estreia de Batman V. Superman: A Origem da Justiça.