O MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos, um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura e gerido pela COCINE – Coordenadoria de Cinemas, fundado em 1996, neste momento passa por uma completa e profunda reformulação, no aspecto conceitual, físico, de serviços e programação. A atual proposta de ocupação propõe que a entidade tenha como preocupação e fundamento, o resgate, o resguardo, a catalogação e a perpetuação da vida cultural e artística de nossa cidade e região, utilizando-se dos preceitos da linguagem multimidiática para tal. Os suportes são os mais variados : o papel (cartazes-folheteria-recortes-publicações atuais e de época), a imagem em movimento (cinema, tv, vídeo, institucionais) e estática (foto-cromo-slides), o som (depoimentos-gravações musicais- memória oral). E tudo isto em duas plataformas : a real, em seu espaço físico, e a virtual, dentro dos novos moldes de cyber museu.

O acervo encontra-se neste momento em processo de triagem e catalogação e será dividido em 5 áreas de concentração : videoteca (com cerca de 5.000 títulos entre vhs, dvd, película em 35-16-9,5- 8 mm, sendo que boa parte deles podem ser locados), audioteca (com aproximadamente 15.000 títulos entre discos, gravações em rolo, k7 e mídias digitais), objetos (máquinas fotográfica, filmadoras, projetores de 35-16 e 8 mm, vídeos, aparelhos de som, rádios, tvs, gramofones), documentação (papel, foto. periódicos, programas, cartazes, folheteria, textos) e as coleções (eventos artísticos e culturais, personagens e personalidades, onde o material divide-se nas 4 áreas de concentração anteriores).

A programação envolve os projetos Cinema no Miss, onde a programação mensal obedece um tema, Sessão Retrô com clássicos da filmografia mundial exibidos em película, Ópera no Miss, com títulos do gênero produzidos especialmente para cinema, Música no Miss onde flerta-se com a idéia do cinema mudo com projeções multimídia criadas a partir do universo sonoro executado ao vivo. Em breve novas atividades serão incorporadas à grade de programação como exposições, palestras, cursos e oficinais, gravação de depoimentos e registros de memória oral. Já em seu cyber espaço, exposições, programas de rádio, novelas de rádio, programas de tv. Além disto a equipe do MISS também é a responsável pelo projeto do Cinema de Rua, que prioriza neste momento o cinema brasileiro.

Em seu espaço físico o MISS conta com estúdio de gravação digital para gravações ao vivo e também trilhas sonoras para espetáculos, que pode ser locado, espaço expositivo, o auditório “Chico Botelho” com 75 lugares tela de 200 polegadas, sistema de som e projeção (vhs/dvd/8 e 16 mm), ilha de escuta, sala de vídeo (para títulos que não podem ser locados), ar condicionado e entrada universal.

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira – das 8h as 18h

Endereço: Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias. Centro de Cultura Patrícia Galvão – piso térreo

Telefone: 13-32268000 / Ramal 8181

Email: miss@santos.sp.gov.br