Iniciativa independente com objetivo de incentivar e promover o debate sobre o protagonismo feminino no mercado cinematográfico e audiovisual, a ‘Mostra das Minas’ comemorou 1 ano no último dia 21. Para celebrar a trajetória, serão realizados nesta sexta-feira (26) e sábado (27), sessões e bate-papos no Cine Arte Posto 4 (orla do Gonzaga, próximo ao Canal 3) e no Museu da Imagem e do Som de Santos – Miss (piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão – Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

As atividades têm entrada gratuita, mas a equipe do evento pede a doação de alimentos não perecíveis e agasalhos, que serão revertidos ao projeto Selva Social, que trabalha com moradores de rua da região.

 Nesta sexta-feira, às 21h, o Cine Arte abre a celebração com as exibições dos curtas-metragens ‘Filhos da Lua na Terra do Sol’, de Danielle Bertolini; ‘CEP 05300’, de Adria Meira e Lygia Pereira; ‘Reflejo’, de Ana Luísa Teixeira; e ‘Bambas’, com direção de Anna Furtado. Após as projeções, a curadora do evento, Raquel Pellegrini, que também é secretária-adjunta de Cultura de Santos, comanda o bate-papo com as representantes das produções.

No sábado, às 16h, o Miss recebe a roda de conversa ‘Mulheres na Animação’, com a ilustradora e animadora Paula M. Urbinati. Em seguida, às 18h, o espaço exibe o premiado longa-metragem ‘Elena’, de Petra Costa.

Para encerrar, às 20h30, a segunda parte da mostra chega ao museu audiovisual com as exibições de ‘Represa’, de Milena Times; ‘Teresa’, de Lilih Curi; ‘No Es No’, de Manu Campos; ‘Deusa’, de Bruna Callegari; ‘Experimento Fílmico’, dirigido por Camila Macedo; e ‘Vemos’, de Marina Mayumi.  Após a sessão, Raquel Pellegrini volta a comandar bate-papo com as realizadoras.