O projeto ‘Leia Santos – Um Incentivo à Leitura’ celebra a ‘Semana Rui Ribeiro Couto’ na próxima segunda-feira (12), na Praça Mauá, no Centro Histórico, das 10h às 14h. Nesta edição, o poeta será interpretado pelo servidor público José Roberto da Silva Vasconcelos, que distribuirá poemas escritos pelo homenageado. No mesmo local também será montado o ‘Varal de Poesia’, com obras do jornalista, poeta e romancista, além da realização das ações Adote um Livro, Adote um Gibi e Baú de Letrinhas.

Rui Ribeiro Couto
Nascido no dia 12 de março de 1898, em Santos, Rui Esteves Ribeiro de Almeida Couto foi poeta, contista, cronista, ensaísta, romancista, diplomata e jornalista. Durante a trajetória profissional e acadêmica, trabalhou no jornal A Tribuna, Jornal do Comércio e o Correio Paulistano, além das publicações Gazeta de Notícias e A Época.

Cursou as Faculdades de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e de Ciências Jurídicas e Sociais, no Rio de Janeiro. Amigo do poeta Manuel Bandeira, Rui publicou seu primeiro livro de poemas, ‘O Jardim das Confidências’, com capa do artista plástico Di Cavalcanti e, em 1922, lançou suas primeiras duas obras de contos: ‘A Casa do Gato Cinzento’ e ‘O Crime do Estudante Batista’.

Em 1928, mudou-se para Marselha (França), para trabalhar como auxiliar no consulado do Brasil e, em 1931, transferiu-se para Paris, como adido no consulado geral. No mesmo ano, editou sua obra mais conhecida, o romance ‘Cabocla’.

Cinco anos mais tarde, foi eleito para a cadeira número 26 da Academia Brasileira de Letras. Em virtude de suas atividades diplomáticas, residiu na Holanda, Portugal, Suíça e Iugoslávia (na atual região de Sérvia e Montenegro).
Em 1958 conquistou, em Paris, o prêmio internacional de poesia outorgado a estrangeiros, pelo livro Le jour est long. Rui Ribeiro Couto faleceu na capital francesa em 1963.

Doações
A equipe do ‘Leia Santos’ continua recolhendo doações de livros para as atividades literárias da Secretaria de Cultura (Seccult). Para doar acima de 20 exemplares, a retirada pode ser agendada por meio dos telefones 3226-8021 e 3223-8908.
Quantidades menores podem ser entregues diretamente na Hemeroteca Municipal Roldão Mendes Rosa, que fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

Divirta-se: Para conferir toda a programação da Secretaria de Cultura clique aqui