O Monumento Nacional Ruínas Engenho dos Erasmos promove no sábado (16), às 15h, a palestra “Criar a Nação por Herdar o Império: pensamento e atuação de José Bonifácio no processo de construção do Estado nacional brasileiro”, ministrada pela professora Ana Rosa Cloclet da Silva. O evento faz parte do Programa Portas Abertas em homenagem ao Patriarca da Independência.

A palestra vai abordar os marcos da crise final do regime português e do nascimento do Brasil como corpo político autônomo. Bonifácio foi o estadista que mais se destacou na projeção e viabilidade do regime monárquico constitucional como centro de força e união do Estado.

No encontro será discutido a complexidade desse processo, em suas dimensões históricas e historiográficas, à luz das pesquisas que nos últimos anos revisitam o tema da construção da nação no decorrer do século XIX. As inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas no site do Engenho.  Informações pelo telefone (13) 3229-2703 ou pelo e-mail resjerasmos@gmail.com.