“A Câmera que dança” e “Os fios da narrativa” serão ministradas respectivamente por Eduardo Ferreira e Camila Genaro. Inscrições são gratuitas.

Estão abertas as inscrições para as duas oficinas formativas do 6º CulturalMente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos.

A Câmera que Dança, com Eduardo Ferreira

A oficina utilizará estratégias da dança combinadas com movimentos de câmera e exercícios destinados a introduzir e desenvolver a prática de videodança, proporcionando recursos para tratar a câmera como extensão do corpo que dança. Será trabalhada a dança com e sem a câmera, explorando a coreografia e movimento através de partituras, bem como modos de filmar, através da improvisação, utilizada como estratégia para desenvolver habilidades de enquadramento e movimento de câmera. São 30 vagas e as inscrições gratuitas podem ser feitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLrXvyFfUdR6dOQvhpZuOAJoYHNhHn_ronmwwbuj4YE_h9MA/viewform?usp=sf_link.

Eduardo Ferreira é cineasta e diretor da Cia Santistas de Artes Híbridas, companhia de experimentação em teatro, dança e cinema. Realizou diversos videodanças e registros experimentais para teatro, dança e festivais, dentre eles De Improviso do Sesc Santos, A mulher peixe e o mar de desmemórias do Coletivo Percutindo Mundos, Fuso 10 de Paulo Emílio Azevedo (Cia Gente), Festival de Teatro de Santos, Teatro a Bordo, Circuito de Cultura Popular e Mirada. Participou da Mostra Internacional de Videodança 2016 e 2017, Veladas de Cyne e Dança do Chile, Mostra Internacional de Videodança Vertival 2017, Cult Dance 2017 e Movimiento en Movimiento do México, dentre outros; além de diversas oficinas, dentre elas, a Dança na Tela com Jeannette Ginslov (Escócia), Pedro Sena (Portugal) e Leonel Brum.

A oficina acontece nos dias 9 e 10 de dezembro (sábado e domingo), das 11h às 13h, no térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

Duração: 4hs /2 aulas com 2h de duração cada.

Público Alvo: Interessados na área de dança, cinema, videodança.

30 vagas

“Os Fios da Narrativa”, com Camila Genaro

“Sempre enxerguei a preparação para contar histórias como um grande tear, onde vamos tecendo aos poucos cada conto a ser narrado. Neste curso, vamos descobrir juntos quais são as linhas, as agulhas e os pontos necessários para fazer esta costura.

A oficina será realizada no sábado, 9 de dezembro, 16h30, no MISS (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), e tem duração de duas horas. Serão abordados: A importância da seleção dos textos de acordo com a faixa etária do público; Diferenças entre contar e ler uma história;  Os objetos na arte de contar histórias; Aproximação das técnicas de contação; Preparação de uma sessão de histórias;  Estudar a história; Sentir a história  Ter domínio completo sobre o texto;  Acreditar na história; O Olhar; A Voz do Contador de histórias; Expressão corporal; Dinâmicas sobre a prática da contação. Público: professores, educadores, bibliotecários e interessados na arte de contar história. Inscrições: culturalmentesantista@gmail.com.

20 vagas.

O 6º CulturalMente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos ocorre de 8 a 10 de dezembro no Centro de Cultura Patrícia Galvão e tem como tema nesta edição a Agenda 2030 da ONU. Maiores informações: www.culturalmentesantista.com.br e www.facebook.com/culturalmentesantista.