Na noite da última terça-feira (7), Santos recebeu o lançamento do filme ‘Por amor aos pobres – A vocação de Santo Aníbal’. Rodado em locações na Cidade e na Capital, o média-metragem é inspirado na vida do italiano Aníbal Maria Di Francia, que dedicou a vida à defesa dos pobres.

A obra cinematográfica foi exibida em sessão dupla, no Cine Roxy do Shopping Pátio Iporanga, no Gonzaga, e teve a presença de membros da Diocese de Santos e da comunidade cristã, além de figurantes santistas que participaram das gravações.

“O filme fala sobre a alma e o carisma de Santo Aníbal, que se identifica com os mais necessitados, assim como Jesus Cristo, e sente a urgência da Missão. Este ano também será celebrado o 1º Dia Mundial dos Pobres, declarado pelo Papa Francisco. Desta forma, essa é uma maneira muito boa de lembrarmos e trabalharmos sobre esse valor”, disse Dom Tarcísio Scaramussa, bispo titular da Diocese de Santos.

Santo Aníbal
‘Por amor aos pobres – A vocação de Santo Aníbal’ é ambientado no século 19, na cidade italiana de Messina. Trata-se do primeiro filme de ficção épico realizado no Brasil pelos rogacionistas (congregação que segue os ideais de Santo Aníbal) a apresentar alguns recortes da história do santo, considerado apóstolo da oração pelas vocações, e pai dos órfãos e dos pobres.

“A vida de Aníbal se identifica muito com os pobres. Foi um homem que orou e trabalhou por eles. Essa produção visa mostrar um pouco mais do carisma e de quem é Santo Aníbal”, explanou Padre Juarez Albino Destro, representante dos rogacionistas.

“O motivo de procurarmos Santos para locações é que a Cidade tem um cenário incrível a céu aberto, perfeito para representarmos a cidade de Messina. Quando viemos na fase de pré-produção, encontramos a Santos Film Commission, que nos deu o suporte necessário para rodarmos aqui”, disse Maria Claudia Pereira, diretora de produção do filme.

Criada em 2005, pelo Decreto 4.522/2005, a agência de fomento Santos Film Comission visa garantir o apoio técnico, logístico e de infraestrutura para a produção audiovisual. Com o apoio do órgão já foram rodadas na Cidade minisséries como ‘JK’ e ‘Um Só Coração’; as novelas ‘Terra Nostra’, ‘Sassaricando’ e ‘Ciranda de Pedra’; e os longas-metragens como ‘Querô’, ‘Plastic City’ e ‘Reflexões de Liquidificador’, além de diversos curtas-metragens e inúmeras campanhas publicitárias.
Este ano, com o objetivo de aprimorar a agência de fomento ao audiovisual, a Prefeitura Municipal de Santos a incorporou sua estrutura organizacional, ligando-a ao Escritório de Inovação Econômica da Secretaria de Governo (Segov).
O escritório da Santos Film Commission fica no 5º andar da Rua Dom Pedro II, 25, Centro Histórico. Os contatos podem ser realizados pelo telefone 3201-3500 ou pelo e-mail filmcommission@santos.sp.gov.br