rogerio-bomfim_5223Vinte e cinco jovens deram o primeiro passo rumo à capacitação profissional, nesta terça-feira (9), no Estação Bistrô Restaurante-escola.

Eles fazem parte da 10ª turma do curso de Organização em Serviços de Alimentos e Bebidas, que irá prepará-los para atuar em restaurantes, bares, hotéis e estabelecimentos do gênero, graças a uma parceria da Prefeitura com a Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Durante os próximos sete meses, os jovens com idade entre 18 a 29 anos terão aulas teóricas e práticas, ministradas pelos professores da UniSantos. Durante toda a formação, os alunos também aprenderão inglês instrumental, com pessoal da Secretaria de Educação.

Ao final de cada etapa, os instrutores avaliam o desempenho individual e coletivo dos participantes. Os jovens aprendizes recebem vale-transporte, bolsa-auxílio de um salário mínimo e seguro de vida. Para os alunos que atingirem média de aproveitamento, a UniSantos confere certificado de conclusão do curso.

PROVA DE FOGO

A estreia da nova turma foi uma verdadeira prova de fogo. Em um dia de grande movimento, os jovens tiveram uma boa noção do que os espera nos próximos meses. “Só conseguimos sentar agora, mas é legal ver o restaurante cheio logo de cara”, contou Debora Souza Alves, 25 anos, moradora do Santa Maria.

Outro jovem que passou seu primeiro dia no Estação Bistrô foi Rafael Gonçalves Xavier, 22. Morador da Vila dos Pescadores, ele pretende ampliar seus conhecimentos culinários. “Moro sozinho há três anos, por conta disso, tive que aprender a cozinhar. É uma área em que me sinto bem”. Xavier pretende seguir os passos de sua irmã, formada na oitava turma do restaurante-escola. “Atualmente, ela tem um negócio próprio e está trabalhando com lanches. Ela aprendeu muita coisa aqui e eu também quero ser empreendedor”.

Desde a criação do projeto, em 2012, o Estação Bistrô já formou 145 novos profissionais. Os jovens interessados em participar do curso do restaurante-escola podem se cadastrar nos Centros de Referência de Assistência Social da sua região. Uma vez selecionados, os alunos passam a fazer parte do Programa de Qualificação Novo Rumo, da Secretaria de Assistência Social (Seas).

FUNCIONAMENTO

O Estação Bistrô Restaurante-escola funciona de terça a sábado, das 11h30 às 15h, oferecendo duas opções diárias no cardápio rotativo e vários outros pratos no cardápio fixo, entre entradas, saladas, massas, carnes e frutos do mar, além de sobremesas variadas. Há ainda festivais temáticos e cardápio especial ao longo do ano.

Foto: Rogério Bomfim