A montagem inédita Asas para FC discute temas cotidianos como as relações humanas, amor e liberdade. As sessões acontecem durante o mês de novembro e têm entrada gratuita.

O espetáculo Asas para FC, parte integrante dos 30 anos de jornada do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, retrata as drásticas mudanças em uma pequena comunidade praiana depois da aparição de FC. Questionando escolhas e tradições, a peça acontece no SESI Santos, nos dias 3, 4, 10, 11 e 17 de novembro, às 20h. Os ingressos estão disponíveis para reserva gratuita no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

Inspirado na obra Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach, o espetáculo acontece em uma vila praiana de pescadores, harmonia e tradição são as palavras de ordem. No entanto, quando sonhos e conflitos pessoais emergem a partir das atitudes de FC, a comunidade não é mais a mesma. No simples cotidiano das personagens, o público se identifica com os desejos e anseios ali retratados, que os leva a refletir sobre liberdade, amor e escolhas.

A peça faz parte do trabalho coletivo do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI Santos, sob direção de Yara Lo Martins, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, e está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, este ano, o tema Portas Abertas.

“No NAC aplicamos a técnica teatral sem deixar de olhar o indivíduo. O “poder” de transformar acontece no encontro das pessoas com elas mesmas, com as outras e com a arte. A quebra dos pré-conceitos é constante, assim como as aulas alegres, com músicas e imagens. Muitos chegam frágeis por não saberem o quanto são fortes e, utilizando a expressão da montagem deste ano, precisamos perceber que somos todos gaivotas!”, ressalta a orientadora.

Assim como nas temporadas passadas, o Cena Livre traz à tona a liberdade de experimentação, em uma composição interdisciplinar que só o teatro amador pode oferecer.

Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP

Com 30 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do SESI-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral. São ao todo 21 unidades, espalhadas em 18 cidades em todo Estado – A.E. Carvalho, Catumbi (Belenzinho), Vila Leopoldina e Vila das Mercês; Grande São Paulo: Mauá, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo; litoral: Santos. Interior: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Cena Livre 2017

Todos os anos, em novembro, ao fim do Módulo Múltiplas Linguagens do NAC, os alunos apresentam os espetáculos inéditos, idealizados e produzidos com direção e mediação de seus orientadores de artes cênicas. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações das peças fazem parte do processo formativo do curso livre anual, não profissionalizante. O Encontro Cena Livre inclui o intercâmbio entre as unidades do NAC para a troca de experiências e o intercâmbio das ideias que cada grupo trabalhou durante todo o curso.

O módulo, voltado para alunos com mais de 18 anos, propõe um aprofundamento na linguagem teatral a partir do estudo de diferentes técnicas e do processo de montagem. Prepara o aluno para a construção dos enredos e dos personagens, idealização dos figurinos e dos cenários e em toda a produção dos espetáculos, tudo sob o olhar apurado dos orientadores de artes cênicas do SESI-SP.

Para convergência dos conteúdos, a cada ano, um tema central norteia a pesquisa dos NACs, respeitando as características e os interesses de cada grupo, possibilitando torná-lo mais abrangente. Nesta edição de 2017, o tema escolhido, em conjunto com os alunos, foi Portas Abertas, assim como são as oportunidades que o NAC oferece aos seus participantes e, consequentemente, às comunidades a que pertence, em comemoração aos seus 30 anos de atuação.

O alinhamento dos temas do Encontro Cena Livre iniciou em 2012, quando as produções utilizaram a obra de Nelson Rodrigues (1912-1980). No ano seguinte, a temática proposta foi Brasilidade, em 2014, Memória e Cidade, em 2015, Histórias Fantásticas e em 2016, Mito e Realidade.

Ficha técnica

Inspirado na obra de Richard Bach “Fernão Capelo Gaivota” | Texto: Yara Lo Martins. Inserção de textos de Richard Bach, Cora Coralina | Colaboração: O grupo | Direção, sonoplastia e maquiagem: Yara Lo Martins | Pesquisa Musical: Mauricio Abad | Iluminação e cenotecnia: Edilson Santos | Cenografia: Edilson Santos e Yara Lo Martins | Figurinos (conceituação): Yara Lo Martins | Figurinos (elaboração): o grupo | Fotos: Mayara Lobo | Atores criadores: Alan Geimmi dos Passos, Ana Cristina C.dos Santos, Ana Lucia Correia, Brenda de Jesus Gomes, Danilo M. dos Santos, Deborah Santana O. Alves, João Gabriel Correia Gomes, Jose Teófilo Q.Norte, Josué Fernandes de Oliveira, Luiza Helena Prudencio da Silva, Luiza de Arruda Basilio, Marco Antonio Alegro, Mirella Aparecida Santos, Nelson Araujo Dias, Maria Aparecida S. Aguina, Priscila Michelle de Oliveira, Renata Fortes de Bairos, Rosangela Isaias de Freitas, Rosimeire da Silva, Tayna Kaiane B. Pinto, Vinicius Henrique Gois dos Reis, Yngrid Monyque S. Gomes e Wanda Alves dos Santos | Realização: NAC Santos

SERVIÇO

Local: Teatro do SESI Santos-– Av. Nossa Senhora de Fátima, 366- Jardim Santa Maria
AVCB: 309742 – validade: 09/07/2022
Datas e horários: 03,04,10,11 e 17 de novembro, ás 20h
Capacidade: 145 lugares 02 para cadeirantes
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Não indicado para menores de 14 anos
Modalidade: Adulto
Gênero: Comédia Dramática
Informações: 13-32098230–10
Site: www.santos.sesisp.org.br
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Uma cota dos ingressos serão distribuídos a partir de 01 hora antes do início do espetáculo.