Por Juicy Santos

Desde os idos dos anos 2000, Santos é referência em reciclagem de lixo no Brasil. Mas, a julgar pelo que vemos nas ruas, ainda há muito trabalho a ser feito aqui quando se fala de gestão de resíduos.

Algumas ações, como o Recicla Mais, estão indo ao encontro dessa nova meta, ao buscar que a conscientização faça parte do cotidiano do santista. Um dos projetos em questão é o Condomínio Sustentável, direcionado especificamente aos prédios da cidade.

No dia 22 de janeiro (segunda-feira), às 17 horas, o programa traz o especialista Kevin Drew para uma palestra especial sobre tecnologia e inovação na gestão de resíduos domésticos.

Drew é coordenador sênior do Programa Residencial Resíduo Zero, da Prefeitura de São Francisco (EUA) e se tornou referência em operações de reciclagem e reutilização. Sob sua supervisão, os 3 programas que lidera na Califórnia, juntos, coletam 100.000 toneladas d elixo limpo e 50.000 de lixo orgânico por ano.

Nesse mesmo evento, haverá também a entrega oficial dos diagnósticos em sustentabilidade realizados nos condomínios situados nos bairros do José Menino, Pompéia e Gonzaga, os primeiros a adotarem o Condomínio Sustentável nos três meses iniciais. Eles serão contemplados com o selo “Condomínio Amigo do Meio Ambiente”.

A palestra de Kevin Drew acontece no Auditório da Prodesan, que fica na Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga. Aberta ao público.