anderson-bianchi_-8408A EcoFábrica Criativa, projeto da Prefeitura de formação de marceneiros com o uso de madeiras descartadas no Cata Treco, ganhou o prêmio internacional IF Social Impact Prize.

O prêmio, no valor de 10 mil euros (R$ 39 mil), será aplicado no projeto para a compra de equipamentos, ampliação de vagas e novidades. Organizado pela instituição alemã IF International Design, tem cunho social e objetiva publicar e compartilhar projetos já implantados ao redor do mundo que estejam contribuindo com a melhoria da sociedade.

A comissão julgadora é formada por 12 membros de Taiwan, China, Coreia do Sul e Alemanha. “É uma satisfação muito grande que esse projeto tenha sido premiado. Ele é completo, com os aspectos ambiental e social e reutilização de materiais, além de formação a pessoas de baixa renda”, afirma Maria Ignez Pereira Barbosa, presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Os concorrentes tiveram que atender a aspectos como “resolver um problema relevante”, “refletir questões morais e éticas”, “fortalecer as relações de um grupo”, “criar uma experiência positiva” e “ter boa relação custo-benefício”.

ECOFÁBRICA

francisco-arrais_0098Coordenada pelo FSS em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, com parceria do Club Design de Santos, a EcoFábrica Criativa iniciou as atividades em junho de 2016 dentro do Mercado Municipal e é uma oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho e geração de renda.

Nos cursos, os alunos aprendem a confeccionar peças para mobiliário urbano, como placas, cavaletes, bancos e floreiras, além de objetos de decoração – desenhados pelos arquitetos do Club Design. A matéria prima é proveniente de madeiras descartadas nas ruas e recolhidas pelo Cata Treco.

A cada ano, são formados 80 alunos e reutilizadas três toneladas de madeira que iriam para o aterro sanitário.

Saiba mais sobre a IF International Design aqui.