Em parceria entre a Biblioteca Municipal Mário Faria e a Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência (Code), o projeto Cine Letras, em sua 7ª edição itinerante, chega ao Cine ZN – Sala Toninho Dantas (2º piso do Bloco B do Centro Cultural da Zona Noroeste – Av. Afonso Schmidt s/nº, Areia Branca) para exibir o filme Colegas.

A sessão ocorre na quinta-feira (19), a partir das 14h, com entrada franca. O Leia Santos estará presente com a ação Adote um Livro, que oferece publicações que serviram de roteiro para filmes, além de biografias de cineastas e atores. O Cine Letras oferece gratuitamente pipoca e refrigerante.

Após a exibição, ocorre bate-papo com o coordenador de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência, Daniel Monteiro, e com a jornalista Roseane Arrocho e o filósofo Rodrigo Lucheta, ambos servidores da Secult.

O filme

Comédia premiada, Colegas trata de forma poética coisas simples da vida por meio dos olhos de três personagens com síndrome de Down. Colegas é um filme que aborda de forma inocente a importância da simplicidade e da leveza da vida. Seus três protagonistas (Stalone, Aninha e Márcio) se comunicam basicamente por frases célebres de cinema, resultado dos anos em que trabalharam na videoteca do Instituto Madre Tereza, local onde vivem.

Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, resolvem fugir no carro velho do jardineiro em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Márcio deseja voar e Aninha busca um marido. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras confusões e aventuras.