Espaço que abriga e preserva publicações que contam a história da Cidade e do País, a Hemeroteca Municipal Roldão Mendes Rosa recebe a pela primeira vez uma edição do projeto Cine Letras. A sessão, realizada no próximo dia 13, às 19h, traz a exibição gratuita do documentário O Mercado de Notícias.

Roteirizado e dirigido por Jorge Furtado, o filme tem inspiração na peça The staple of News, do dramaturgo inglês Ben Jonson, e traz um olhar cômico sobre a história da imprensa desde seu surgimento no século 17.

O Mercado de Notícias mistura depoimentos de treze expressivos jornalistas brasileiros e cenas adaptadas do espetáculo original. Também relaciona o tema às influências políticas e econômicas, à formação da opinião pública e seu papel na democracia.

Nos depoimentos, os profissionais da Comunicação filosofam e expressam suas considerações a respeito de sua profissão, da Internet e do futuro do jornalismo, entre outros tópicos.

O Cine Letras oferece ao público pipoca e refrigerante gratuitamente. Como já é costume, o projeto Leia Santos – Um Incentivo à Leitura também marca presença com a ação Adote um Livro.

Após a exibição ocorre um bate-papo com o filósofo Rodrigo Lucheta, servidor da seção de Projetos Literários da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A Hemeroteca Roldão Mendes Rosa fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Matias). O projeto tem apoio cultural da locadora Vídeo Paradiso.

Hemeroteca Roldão Mendes Rosa

Criada em 1991, a Hemeroteca Municipal possui em seu acervo mais de 30 mil revistas, 72 mil jornais e 3 mil informativos, além de manter mais de 10 mil exemplares do Diário Oficial de Santos.

O equipamento da Secult homenageia o jornalista, professor e poeta santista Roldão Mendes Rosa (1924 – 1988). Além disso, a Hemeroteca também dispõe de um espaço dedicado à atleta e cronista Lydia Federici com troféus, objetos pessoais e 44 volumes de suas crônicas, publicadas em A Tribuna, que estão expostas aos visitantes. A Hemeroteca abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados, das 8h às 13h.