A Cidade possui cinco grandes teatros, três deles municipais (Brás Cubas, Guarany e Coliseu) e outros dois mantidos pela iniciativa privada (Sesc e Sesi), todos com programação semanal regular, apresentando artistas da região e turnês de grandes espetáculos teatrais de dança e musicais. Há também outros cinco teatros menores, sendo um deles à beira-mar, a Concha Acústica.

O Teatro Coliseu é, ainda, a sede da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, que conta com 41 músicos e agenda mensal de apresentações tanto no local quanto em outros pontos mon-premier-regard-2_0da Cidade. A Escola de Bailado Municipal é referência em formação de excelência na área.

Com o maior público proporcional de cinema do Brasil, a Cidade conta com 22 salas comerciais e três salas públicas de cinema. Uma delas, a do Posto 4 Cine Arte, fica à beira-mar, na praia do Gonzaga, instalada em um antigo Posto de Salvamento dos Bombeiros. Outra fica no Centro Cultural da Zona Noroeste, em área carente de opções de lazer e a terceira, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS).

A Cidade conta com cerca de 40 festivais culturais ao longo do ano que, além de promover o intercâmbio entre os artistas locais e o que é produzido no Brasil (e também fora do País), movimentam a rede hoteleira do Município. A maior parte destes festivais acontece durante os meses de setembro e outubro, período em que Santos “respira cultura” em ruas, praças e teatros.

O Curta Santos, que recebe em torno de mil produções a cada ano, faz um trabalho de difusão e pro- moção dos curtas-metragens nacionais e estimula a produção audiovisual da região com mostras específicas. Além disso, homenageia grandes nomes do cinema nacional

A Tarrafa Literária reúne, anualmente, escritores do Brasil e também estrsantos-jazzangeiros em mesas de debates abertas ao público em um formato semelhante à Flip, de Paraty.

O Santos Jazz Festival ocupa espaços de toda a Cidade com o objetivo de ampliar o acesso ao melhor da música, valorizar o músico e criar espaço para uma grande celebração cultural.

Outro destaque é Festival do Café, realizado pela Prefeitura de Santos, que dura três dias, com música, exposições, oficinas gastronômicas, degustações, passeios turísticos e atividades infantis.

Na área teatral, são dois grandes festivais. O Festival Santista de Teatro (Festa) acontece anualmente e é o festival mais antigo do País no segmento, acontecendo ininterruptamente há 59 anos.

O Mirada, promovido pelo Sesc Santos, é bienal e, a cada edição, homenageia a produção teatral de um país ibero-americano. São dezenas de apresentações de grupos nacionais e de toda a Ibero-americano, transformando Santos em um palco a céu aberto, com apresentações não apenas nos teatros mas também em praças, ruas e museus.

Santos possui, ainda, mais de 10 museus e mais de 10 espaços para exposições de arte.