Suvenires de Santos em marchetaria são a novidade da feira Centro com Arte, que hoje (sexta) ocupa a Praça Mauá e, sábado e domingo, o alpendre da Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre nº 2), simg_8251_0empre das 11h às 17h. O artesão Reinaldo Oliveira confecciona pequenos quadros, marcadores de livros, além de peças utilitárias e decorativas com madeira de lei.

Ele não é o único a trabalhar com madeira na feira organizada pela Setur (Secretaria de Turismo). Anésio Ferreira, o seu Toninho, é especialista em transformar essa matéria prima em baús, porta-jóias e todo o tipo de caixas, inclusive sob encomenda. Já a madeira reciclada vira floreiras, oratórios e até casinhas para pássaros nas mãos de Jorge Andrade. Para quem quiser a floreira pronta para decoração, a esposa do artesão confecciona as flores.

Há ainda tapetes produzidos com fibra de pneus de caminhão, discos e livros antigos, artesanato em vidro, papelaria artesanal e encadernação, aromatizadores, bolsas em tecido e trabalhos em patchwork.