Julho foi o mês de grandes festivais no Centro Histórico da cidade. Começou com o Santos Café, depois teve a estreia do Santos Criativa Festival Geek e, pra encerrar, o Santos Jazz Festival, que ainda contou com o 6° Valongo Moto Classics em sua programação. Milhares de pessoas prestigiaram estes eventos de sucesso, só nos últimos três dias foram 35 mil, segundo a Secretaria de Turismo de Santos.

Esta 6° edição do Santos Jazz Festival, que é uma realização do Ministério da Cultura e Governo do Estado e também tem o apoio da Prefeitura, foi marcada pela bela homenagem às mulheres e respeito à diversidade. A presença feminina foi constante no palco do evento, por onde passaram 17 atrações musicais de alta qualidade.

Neste domingo, Dolores in Blues trouxe as belas canções da primeira mulher a participar do grupo dos autores de letra e música, Dolores Duran, entre outras intérpretes. Na plateia, o público pode apreciar um repertório que não se ouve em qualquer lugar. A assistente social, Elizama Cabral Vasconcelos dos Santos, sempre acompanhou as outras edições do evento e neste ano não foi diferente. Esteve com o marido, o economista Nelson Antônio dos Santos, nos três dias de Festival : “A cada ano parece que o Festival se supera. Acho que somos muito carentes de espetáculos de bom gosto. E melhor ainda quando tudo isso é gratuito”.

Muitas atividades aconteceram durante o Festival de Jazz: oficinas musicais, teve o Cine Santos Jazz , no Cine Arte- Posto 4, lançamento do livro “Blues – The Backseat Music”, o Bonde Jazz, Festival Good Truck Oficial e a feira “Encontro de Criadores”.

A microempreendedora, Jéssica Costa Barros, que largou a profissão de analista de sistemas para investir na própria confecção de roupas, estava empolgada com o grande fluxo de gente no evento: “ Além do som gostoso que está rolando, é uma ótima oportunidade para nós divulgarmos a marca e as pessoas estão adorando”.

Para o produtor cultural, Jamir Lopes, os Arcos do Valongo, onde o evento foi realizado nesta edição, foi um espaço perfeito: “O Santos Jazz Festival encontrou a sua casa. O espaço reuniu gastronomia, música, arte e o público pode circular e aproveitar tranquilamente todas as atrações. Esta edição realmente foi um sucesso”.