curta-santos-3A 15ª edição do Curta Santos – Festival Santista de Cinema ocorre entre sexta-feira (17) e o próximo dia 23, em diversos espaços da Cidade, com programação gratuita.

A abertura será às 20h30 desta sexta-feira, no Parque Municipal Roberto Mário Santini (emissário submarino), com cerimonial celebrando os 15 anos do evento e mostra de filmes reunindo os vencedores do festival. As sessões começam com a exibição da animação vencedora do 1º Curta Santos, El Chateau, com direção de Victor-Hugo Borges (São Vicente, de 2002). Na fita, um rapaz apaixonado espera por sua namorada em um fino restaurante. Trata-se de paródia das relações humanas, em que pessoas devoram umas às outras. Classificação: 10 anos.

A programação traz na sequência Tempo é Morfina, ficção vencedora do 13º Curta Santos, com direção de Kamilli Semenov e Daniel Queija, que aborda a separação de um casal (classificação: 12 anos); Por Trás do Cartão Postal, documentário vencedor do 14º Curta Santos, com direção de Júnior Castro, que aborda o cotidiano de Santos (livre), e Feliz Ano Novo, ficção vencedora do 14º Curta Santos, com direção de Mônica Donatelli, que enfoca a amizade, vivência, amores e dores da vida (12 anos).

Programação de abertura começa mais cedo

Mesmo com abertura oficial às 20h30, a programação do 15º Curta Santos começa bem antes no Parque Municipal Roberto Mário Santini. A partir das 16h, o local recebe aulas abertas de surfe, skate, ioga e edição especial da feira de economia criativa Encontro de Criadores.

Das 16h às 17h30 e das 18h30 às 20h ocorrem aulas abertas de parkour, com Marcel Stevanin.

Já às 17h tem performance de hip hop relativa aos 25 anos do grupo Dinamick Breaks, que recebe convidados. Às 18h é a vez da Banda Querô, do Instituto Arte no Dique, mostrar seu som e celebrar os 15 anos da organização social santista.

A agenda também oferece a Mostra Internacional de Videodança com a Cia. Etra, às 18h30; show da bateria da escola de samba União Imperial, às 19h30, e concerto do Quarteto de Cordas Martins Fontes, às 20h.

A agenda prossegue às 22h com performance do Coletivo Garrafada e atrações surpresa. Às 22h30, ocorre a Mostra Especial de Videoclipe Caiçara com apresentações de Silvino com Olhos Amarelos (direção de Ygor de Oliveira); Pseudo Banda com Ouvidos ao Mistério (direção do Coletivo Pseudo Banda); Cidadão Blindado, com Deus e o Diabo (direção de Andrews Nascimento e Fausto André) e Fino, com Id (direção de Aj Santa Rosa, com classificação de 14 anos). Também serão exibidos Ducasco, com Chama Acesa (direção de Rafaela Navarro); King Shock com Dope (direção de Alann Santos e Matheus Dias); Usrec, com Sede de Justiça (direção de Bruno Billi) e Autêntica, com Melhor do que o mundo (direção de Mônica Donatelli).

Cine Arte Posto 4 recebe Corpo Elétrico

O Cine Arte Posto 4 – Sala Rubens Ewald Filho (praia do Gonzaga) participa do primeiro dia de programação com a Mostra de Longa-Metragem, com sessões gratuitas às 16h, 18h30 e 21h. Traz a ficção Corpo Elétrico, com direção de Marcelo Caetano. No filme de 2017, Elias sonha com o mar na fábrica em que trabalha. Depois de uma noite fazendo hora extra, ele e os operários decidem tomar uma cerveja. É quando novos encontros surgem.

Confira a programação completa do festival aqui.